História do Clube PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 16
PiorMelhor 
Seg, 13 de Agosto de 2012 15:56

  

Foto João Reis/JKA. O Oeste Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Itápolis, interior do estado de São Paulo. Fundado em 25 de janeiro de 1921, suas cores são o vermelho e o preto.Desde de 2009, disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol e em 2013 disputa a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol.

História

Antes do Oeste, Itápolis possuiu as seguites agremiações esportivas que se sucederam : O Esporte Clube Itapolitano em 1912 , o Guarani em 1914 , o Garibaldino em 1915 e o 7 de Setembro da "Sociedade Dançante Recreativa" do mesmo nome em 1919.

A denominação "Oeste Futebol Clube", foi sugerida por Victor Lapenta com uma curiosidade. Ele e seu irmão, vindos do Rio de Janeiro torciam para o Flamengo e Fluminense, respectivamente. Então para definir o nome e as cores do clube fizeram uma aposta com o futebol amador de Itápolis em um jogo contra a Nova Europa. Se o clube de itapolitano ganhar se chamaria Flamengo, se perder seria Fluminense. O jogo terminou por 3 x 0 para Itápolis, mas os dois fizeram um acordo e resolveram homenagear a região Centro-Oeste ao qual fica a cidade de Itápolis, mas Victor Lapenta não abriu mão de usar as cores e o Escudo do Flamengo do Rio.

Apesar da vitória na estreia, o clube demorou a começar a disputar regularmente as competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol ficando somente no futebol amador. O Oeste teve uma participação isolada no Campeonato Paulista de 1954 e depois só retornou em 1965.

De 1969 a 1992 houve a primeira grande seqüência de participações em competições profissionais. As maiores conquistas do período foram o vice-campeonato da Terceira Divisão de 1988, obtendo o acesso à Segunda Divisão e, em 1992, o título de campeão paulista da Segunda Divisão. O auge do clube só viria depois de mais dois recessos. A partir de 1997, o Oeste não parou mais de vencer. Foi campeão paulista da série B1B de 1997, campeão paulista da série B1A de 1998, vice-campeão paulista da Série A3 de 1999, campeão paulista da Série A3 de 2002 e campeão paulista da Série A2 de 2003, conseguindo assim o acesso à divisão de elite do futebol paulista.

Em sua primeira participação na Primeira divisão o clube até fez uma boa campanha, mas perdeu 12 pontos por irregularidades e foi rebaixado para a Série A2 de 2005. Nesta competição disputou até 2008 quando conseguiu seu retorno para a Série A1 e a partir daí só fez boas campanhas no Paulistão, sendo a conquista mais recente o Campeão Brasileiro da Série C do Brasileirão 2012.

A equipe também disputou sua primeira competição a nível nacional em 2010, no Brasileirão da Série D, mas foi em 2011 que fez uma excelente campanha e o clube terminou em 4º lugar dentre 40 clubes e conseguiu o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série C em 2012.No ano de 2012 o Oeste continuou se destacando e se sagrou Campeão Brasileiro.Com o feito, agora em 2013, está disputando a série B do Brasileirão.

O seu primeiro campo foi no terreno situado entre as Avenidas Dr. Eduardo do Amaral Lyra, 7 de Setembro, Capitão Venâncio de Oliveira Machado e Rua Odilon Negrão. Por se tratar de um campo pequeno, o Oeste mudou-se para o campo do Jatobazeiro que ficava além da serraria que era de propriedade de Carlos Adolfson e mais tarde, deixando o Jatobazeiro, transferiu-se para o campo improvisado no terrono onde hoje se encontra o Asilo e o Lar São José e em 1929, definitivamente adquiriu a sua praça de esportes, o atual "Estádio dos Amaros".

Apesar de ter sido fundado no ano de 1921, o Oeste Futebol Clube, só teve sua diretoria e estatutos legalizados no dia 18 de outubro de 1927, quando reuniram-se na residência de Domicio Marconi, um grupo de pessoas da comunidade, para compor a diretoria definitiva e legalizar o registro do time itapolitano. [3]
[editar]Curiosidades

O Oeste Futebol Clube é uma das equipes de futebol de São Paulo que possui o maior número de títulos das séries de acesso do Campeonato Paulista de Futebol. É uma das poucas equipes a vencer três divisões diferentes num curto espaço de tempo. A única que conseguiu superá-la foi a Sociedade Esportiva Matonense, que conquistou três títulos e três acessos consecutivos.

Foi campeão da Terceira Divisão (atual A3) do Campeonato Paulista de 1992; campeão da Quinta Divisão (atualmente extinta) de 1997; campeão da Quarta Divisão (atual Série B) de 1998; e campeão do Torneio do Interior de 2011 pela Divisão Principal (série A1).

Manda seus jogos de médio público no Estádio Municipal dos Amaros e de grande público na Arena da Fonte e atualmente o Estádio Prudentão.

Em 2004, primeiro ano em que disputava a elite do Campeonato Paulista, a equipe sofreu uma severa punição, com a perda de 12 pontos, devido a escalação de jogadores irregulares. Tal pena culminou no rebaixamento do time.
A equipe disputaria a final do Campeonato Paulista da Série A2 em 17 e 24 de maio de 2008, contudo, a Federação Paulista decidiu, em audiência realizada em 19/05/08 a realização de uma nova partida entre Oeste e Mogi Mirim por julgar atitude anti-desportiva praticada por ambas as equipes. O resultado da nova partida não alterou a classificação do campeonato, promovendo os mesmos times para a Série A1.

No ano de 2010, o time fez uma excelente campanha no Campeonato Paulista, terminando a temporada na 9ª colocação, à frente de equipes tradicionais como Palmeiras e Ponte Preta. Além disso, o time ficou com a artilharia do campeonato, com 16 gols de Ricardo Bueno. Tal fato garantiu ao time pela primeira vez na história uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de futebol, além de disputar o título de Campeão do Interior.

Na temporada de 2011, o time conseguiu superar sua campanha anterior no Campeonato Paulista, terminando na 6ª colocação, se classificando tanto para a fase mata-mata quando foi eliminado pelo Corinthians em jogo único. Apesar do revés, a equipe disputou o Torneio do Interior e após perder o primeiro jogo por 2 x 1 em Campinas, se sagrou campeão em casa, em cima da Ponte Preta, após golear o rival por 3 x 0. Para fechar com chave de ouro a temporada 2011, o rubrão disputou a Série D do Brasileiro, fez uma ótima campanha e conseguiu o acesso para série C do Campeonato Brasileiro de 2012.Em 2012 foi campeão Brasileiro da Série C e agora está disputando a Série B do Brasileirão.

Última atualização em Qua, 03 de Julho de 2013 15:18
 

Adicionar comentário

Os comentários são aprovados após análise.


Código de segurança
Atualizar

Nossos Patrocinadores

miro-bordados

dream2

 

 

Oeste Spot

 d

Livro: Oeste de Todos os Tempos.Reserve já seu exemplar!Mais...

 

Facebook Oeste-FC

Facebook